“A alegria não é a ausência de sofrimento, mas a presença de Deus.” – Janet Erskine Stuart
Talvez esta seja uma frase muito difícil de entender para algumas pessoas. Talvez seja para você. Sejamos sinceros, ao pensar em alegria, dificilmente pensamos em sofrimento também.
Mas, a verdade é que a Palavra de Deus nos deixa claro que é possível sim ter alegria no meio do sofrimento, dos dias mais difíceis da vida, do caos mais inimaginável que alguém possa enfrentar.
Então, me deixe te explicar a respeito. Veja o exemplo de Paulo. Em sua carta aos filipenses, uma das mensagens mais importantes é essa: ser alegre. Esse é um chamado que se repete por várias vezes ali, se prestarmos a atenção devida. E o mais estranho de tudo, é que Paulo estava na prisão ao escrever a carta.
Agora pensemos sobre esse fato. Uma pessoa está presa, porém extremamente alegre e ainda escreve uma carta para animar outras pessoas e encorajá-las a ter alegria! Isso não parece loucura? Pois bem, na verdade isso é apenas a expressão da Presença de Deus na vida de alguém.
Muitos hoje definem alegria como um momento ou evento, como por exemplo, o carnaval. Outros diriam que alegria é ter uma pessoa que ama por perto. Outros diriam que é apenas um sentimento que surge quando coisas boas acontecem.
Mas pense comigo mais uma vez, como essa definição se alinha com o que o livro de Filipenses nos diz? Na verdade, não se alinha, porque é muito mais do que isso. Na bíblia, alegria é ter a presença do Senhor.
E é por isso que muitos homens e mulheres ali, que passaram situações muito complicadas, se mantiveram firmes e confiantes Nele. Havia uma certeza em seus corações, havia algo maior em suas mentes, havia a certeza e satisfação da presença de Deus! E o que pode se comparar à Presença? O que pode nos dar mais contentamento e plena satisfação? Com certeza, nada terreno ou passageiro!
Se você hoje não entende essa verdade, mas deseja desfrutar dela em sua vida, busque ao Senhor! Sem conhecê-lo não se pode amá-lo, e sem esse amor não é possível deleitar-se em Sua presença.
Alegria é um mandamento, é um fruto do Espírito, mas como se alegrar sem esse Espírito vivo em seu interior? Como entender tudo que foi dito aqui sem conhecer intimamente esse Deus que te preenche por inteiro?
Portanto, repito, busque ao Senhor. Se abra para O conhecer por inteiro. Ele não nos prometeu só dias felizes, mas nos ofereceu uma alegria indizível e duradoura. Só nos basta descobrir como acessá-la.
Em amor,
Camila Cristine