O livro de Juízes. Não sei se você acha o mesmo, mas para mim é o livro mais louco da bíblia de várias formas, e com certeza, também é um dos livros onde mais podemos aprender com o erro de outras pessoas.
Olha o que diz o último versículo do livro: “Naqueles dias, Israel não tinha rei; cada um fazia o que parecia certo a seus próprios olhos.” (Jz 21:25 NVT)
Sempre que leio isso penso que cada erro das pessoas ali, foi consequência de um povo sem rei, sem governo. Faziam o que bem entendiam ser o certo, mas não tinham direcionamento, não tinham o Senhor que é a própria sabedoria para lhes instruir em suas decisões. Sempre se deixavam levar pela vida, pelas vontades carnais, e acabavam caindo no mesmo erro até se perceberem distantes de Deus e se arrependerem mais uma vez. E minha pergunta pra você é: “Deus realmente governa sua vida?”
Sem pensar muito podemos dizer que sim, mas pense nos pequenos detalhes, nas pequenas decisões… Ele está em tudo? Se não está, não é tarde demais para começar a mudar isso.
Confie Nele, confie de verdade! Pare de tentar controlar coisas que você sabe que não tem controle algum. Descanse no teu Pai, e deixe Ele reinar nas pequenas coisas. Não precisamos sofrer como o povo das histórias de Juízes, podemos ter um fim cheio de vida e bons frutos. Só precisamos começar a plantar mais confiança Nele.
O problema começa quando homens acham que não precisam de Deus pra viver, mas acaba quando homens reconhecem que Ele é soberano! A raiz de todos os males está em pensar que se pode vencer as próprias guerras sem ajuda do Espírito Santo, e tentar ter bons resultados assim. Mas quando abrimos mão disso, quando deixamos o controle nas mãos certas e confiamos que só o Senhor sabe a forma correta de nos conduzir, o sucesso está logo a frente.
Que possamos descansar nessa verdade hoje, e confiar inteiramente naquele que nos criou. Só Ele conhece perfeitamente o propósito de nossas vidas e só Ele pode nos guiar até seu cumprimento.