Ton Carfi lança o EP “Pontes – Parte 1”, com a participação de Eli Soares

Ton Carfi lança o EP “Pontes – Parte 1”, com a participação de Eli Soares

Com mais de 22 anos de carreira e nove álbuns lançados, Ton Carfi está na lista dos artistas mais expressivos e completos do segmento cristão. A cada lançamento, Ton surpreende o público, quer seja pela sonoridade de seus projetos ou pelas inúmeras parcerias que faz.

E com o EP “Pontes – Parte 1”, mais um lançamento da gravadora Som Livre, não é diferente. Trata-se de um projeto que traz em sua essência um grande significado, como compartilha o artista: “O nome do EP tem tudo a ver com um lema que tenho, de que o Evangelho de Cristo deve construir pontes e não muros. Eu sempre acreditei nisso. Em todos os meus álbuns procuro fazer pontes, sejam elas com os corações aflitos, que necessitam ser alcançados por Deus, ou em parcerias musicais com artistas de outros gêneros e estilos, até mesmo fora do nicho gospel. O meu objetivo é servir como ponte para que as pessoas sejam alcançadas pelo Evangelho de Jesus. O nome ‘Pontes’ se deu por meio desse lema. Os muros segregam, separam, enquanto as pontes unem bairros, cidades, estados etc. O muro só serve para dividir. Já as pontes servem para agregar, trazer pessoas para Cristo.”

A música de trabalho deste EP é a bela canção, intitulada “O Não de Deus”, de autoria de Priscila de Paula. O projeto “Pontes” é composto por duas partes. O primeiro, “Pontes – Parte 1”, traz arranjos tradicionais da música gospel acrescidos de elementos da black music e R&B, que correspondem à raiz musical do Ton Carfi. O EP possui seis faixas, sendo cinco inéditas e duas autorais: “Tu Estás” e “Olhe para a Cruz”. Este primeiro projeto conta com a participação muito especial do Eli Soares, grande cantor da cena cristã atual. A produção é assinada por Felipe Silva, da MusicMaker Records, e Ed Oliver: “São dois amigos queridos, grandes e excelentes produtores. O EP está lindo, e creio que vai agradar e abençoar a vida de muitas pessoas”, celebra Ton Carfi, já adiantando que o EP “Pontes – Parte 2” será lançado no início de 2023, com músicas no estilo trap e várias participações.

Ton Carfi compartilha um fato muito peculiar e pessoal que envolveu a produção desse projeto: “Algumas músicas desse EP ficaram com a voz ‘guia’. Na música, a chamada ‘voz guia’ é a primeira que gravamos para mostrar ao produtor, e não fica valendo para a mixagem e masterização do álbum. Gravamos essa voz para que o produtor conheça a composição e faça a sua análise a respeito. Após esse processo, regravamos essa voz de uma forma melhor. Mas durante a gravação do álbum eu tive um problema na voz, um nódulo vocal já em tratamento. Quando eu gravei essa ‘guia’, minha voz ainda estava boa. Ela piorou depois por causa do nódulo. Por isso, a maioria das músicas do EP está com essa ‘voz guia’. Pois, devido ao nódulo, não consegui regravá-la de uma forma melhor que a primeira.”

O cantor ainda acrescenta: “Outro ponto interessante é que eu procuro sempre gravar essa voz ‘guia’ muito bem, de um jeito que fique bom para que, caso aconteça algum problema, eu tenha uma voz boa gravada. Eu já cometi o erro de gravar a voz ‘guia’ de qualquer jeito e posteriormente ter que ser totalmente apagada. Mas, graças a Deus, desta vez gravei uma boa voz. Deus sabe de tudo.”

Ton enfatiza que o ano de 2022 tem sido muito especial para a carreira dele: “Eu sempre procuro lançar vários projetos dentro de um ano e sempre com o objetivo de plantar sementes. Em Eclesiastes, 11.6, diz que: ‘Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas’. Músicas são sementes. Na verdade, as músicas que lanço são todas sementes que geram frutos. Talvez possa ter uma música ou outra que na minha cabeça não tenha feito tanto sucesso, mas que na verdade mudou a vida de alguém, ou seja, gerou fruto, e isso é espetacular”, alegra-se Ton, que em janeiro deste ano lançou o álbum “Ton Canta 2”, uma releitura acústica de sucessos que marcaram gerações. E em abril foi a vez da releitura trap da canção “Joquebede”, em um feat. especial com o cantor e amigo Israel Santos. Em outubro, um feat. com o amigo e cantor Clovis, no clássico “Ninguém Explica Deus”.

Ton Carfi celebra mais este lançamento em sua carreira, o EP “Pontes – Parte 1”. Ele deixa uma mensagem especial ao público sobre esse projeto: “O principal objetivo deste EP é passar a mensagem de que precisamos parar de ser desagregadores. Já vivemos tantos períodos de guerra, de segregação, de escravidão. O Evangelho de Cristo não veio para isso. Jesus curava e não perguntava qual era a religião da pessoa que estava sendo curada. Ele chegava e operava o milagre. Nós é quem fomos criando os nossos nichos, com brigas do tipo ‘você não é da minha religião; aquela igreja é de Deus, a sua não é; etc.’ Se quebrarmos a barreira da religião, conseguiremos alcançar mais pessoas genuinamente para Cristo. E a música é uma ferramenta muito poderosa para isso. A Bíblia diz que ‘os sãos não precisam de remédio, quem precisa são os doentes’ (Marcos 2.17). Eu faço música para alcançar as pessoas que estão lá fora. Graças a Deus, são milhares de testemunhos que chegam até nós. E este é mais um trabalho com o qual eu acredito que isso vai acontecer. Que Deus abençoe a cada um que ouvir este EP. Paz!

Assista ao videoclipe da canção “O Não de Deus” no YouTube:

Ouça a canção na sua plataforma digital preferida: https://somlivre.lnk.to/Pontes_EP1

Siga Ton Carfi nas Redes Sociais!
Instagram:
https://www.instagram.com/toncarfi
Facebook: https://www.facebook.com/toncarfioficial
Twitter: https://twitter.com/TonCarfi
YouTube: https://www.youtube.com/TonCarfi

Por Ana Paula Costa
Jornalista – Assessoria de Imprensa Som Livre
[email protected]
www.somlivre.com
www.facebook.com/somlivre
www.instagram.com/somlivre