Quanto vale?

Quanto vale?

Emagrecer, se alimentar bem, criar filhos, empreender , manter relacionamentos saudáveis e muitas outras coisas costumam nos custar bastante, costumam ser difíceis de serem realizadas, mas a verdade é que todos esses hábitos valem a pena, então é justo que nos custem tanto. Já pensou nisso?


Santa Teresa D’avila disse um dia: “é justo que muito custe o que muito vale.” E essa é uma verdade e tanto! Aquilo que nos parece ser sacrificial demais, geralmente é algo muito valioso. Mas minha pergunta pra você é a seguinte: você tem dado o devido valor às coisas que você considera valiosas em sua vida?


Aqui vai um exemplo para te ajudar a pensar a respeito. Eu percebi que há um tempo meu momento de devocional diário não tinha mais a qualidade devida. Eu passava menos tempo com o Senhor, e quando o fazia não estava inteira ali. Vivia com sono e sem atenção ao que lia na Palavra.

Como mudei isso? Já que separo a parte da manhã para estar com o Senhor a sós, comecei a dormir mais cedo, e acordar mais cedo também. Assim tenho mais tempo para ficar ali. Quanto à atenção necessária, tenho feito pequenas mudanças que me ajudam a despertar. Troco de roupa, não fico no quarto e faço algum exercício físico antes.


Dessa forma meu devocional mudou da água pro vinho, mas agora também tenho mais trabalho. Me custa acordar tão cedo, me custa dormir tão cedo, me custa fazer exercícios todo dia, mas quando penso no porquê disso tudo, consigo permanecer.

Então, te pergunto mais uma vez: você tem dado o devido valor às coisas que você considera valiosas em sua vida? Ou continua acreditando que tais coisas são sua prioridade apesar de não te custarem muito?


Gostamos de pensar que estamos fazendo o certo, mas de nada nos adianta ter uma falsa sensação de que está tudo bem. Precisa ser de verdade! Quanto você se empenha em cultivar sua relação com seu cônjuge ou com seus filhos? Quanto você entrega no seu trabalho, o seu melhor ou apenas o mínimo necessário? Consegue perceber que os resultados que tem obtido até aqui estão vindo na mesma medida que essa tua entrega?


Tente olhar para sua vida como um todo de forma diferente, e seja sincero consigo mesmo. Se há áreas por aí que poderiam estar melhores, por que não fazer algo a respeito? Não desperdice a graça das coisas boas que o Senhor te deu fazendo apenas o mínimo necessário, seja intencional em entregar tudo que puder. Não é para as pessoas à sua volta, é para o teu Deus. É justo que custe, pois muito vale!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *